Lécia Moura

 

 

 

Lecia Moura cursava a 

Faculdade de Desenho Industrial quando começou a confeccionar bijuterias. Também se formou em Administração e Marketing, pela UNA – Faculdade de Ciências Gerenciais em Belo Horizonte, Minas Gerais. Da bijuteria passou a trabalhar com jóias em prata, onde obteve muito sucesso. Frequentou os cursos de Cláudio Brandão na então Escola Mineira de Joalheria. Em 1986 abriu sua própria empresa, onde desenhava e fazia as vendas das peças, com uma pequena equipe. O início foi marcado pela dificuldade de vender as belíssimas jóias, nas quais utilizava prata com cristal, mas encontrar os clientas certos para seus produtos era o grande desafio. Não haviam tantas oportunidades de partiucipar de feiras de negócios na época. Os primeiros negócios de exportação foram iniciados na França, e suas jóias eram consideradas arrojadas para o exigente mercado francês. Clientes da Inglaterra e Alemanha também importavam os produtos em prata; ainda não trabalhava com ouro.

 

 

 

O trabalho com joalheria de ouro começou associado ao uso de pedras, que a designer confessa serem sua grande paixão. Apesar de considerar que a produção industrial tolhe um pouco o impulso criativo, Lecia se adaptou muito bem às exigências do mercado e comanda sua indústria com muita competência. Aproveitando o potencial da pedra bruta, ainda não totalmente explorado, na opinião de Lecia, os modelos desenvolvidos pela designer apresentam características marcantes e atuais. "O ouro apresenta uma linguagem toda especial, mais nobre, é como se o ouro agradecesse o trabalho executado, tão fascinante o efeito produzido quando bem trabalhado em texturas e associado às gemas".

 

 

 

 

Lecia Moura desenvolve duas coleções a cada ano e participa de feiras importantes, como a FENINJER, principal evento de negócios do setor. Durante uma vistita de jornalistas estrangeiros ao Brasil, em meados do ano passado, as peças de Lecia foram destaque em reportagem da NATIONAL JEWELER , que apresentou um excelente artigo em três partes sobre o design de jóias do Brasil.
As principais características de suas jóias são o uso de pedras brasileiras, metal (ouro) e brilhantes em uma combinação perfeita, em harmonia de cores e formas.
"O trabalho do designer deve caminhar em sintonia com as exigências do mercado, adaptando a criatividade para as tendências atuais. Muitos desenhos, muito treino são o resultado deste trabalho. Todas as pedras são preciosas, a partir do momento que você interfere buscando novas formas".

 

 

 

(Lecia Moura)
 

lecia@leciamoura.com.br